Page 30 - DEUSA DAS LETRAS
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Dário Teixeira Cotrim (Org.)


          magistério. Quase uma vida a serviço da educação norte-minei-
          ra. Dona Yvonne, como a chamamos, nasceu para ser professora
          e se realizou como tal.

               Eu a conheci em 1973, na Escola Normal Professor Plínio
          Ribeiro, que se localiza no Bairro Funcionários, que na época
          parecia-nos ficar longe do centro da cidade. Dona Yvonne che-
          gava à escola no seu famoso fusquinha verde, o que era uma
          grande novidade, uma mulher dirigindo o seu próprio carro. Era
          professora de literatura brasileira, mas nunca se prendeu a isso,
          suas aulas eram verdadeiras palestras sobre a literatura universal,
          especialmente a portuguesa, o que muito me valeu para me sair
          muito bem no futuro vestibular. Nós as normalistas, ficávamos
          encantadas com tanto conhecimento acumulado em uma só pes-
          soa e, como acontece com os bons professores, ela não nos força-
          va a ler os clássicos, mas nos estimulava e indicava bons autores.
          Da minha parte foi tudo natural, fui boa aluna porque tive a
          sorte de ter uma leitora contumaz como minha mãe e como filha
          mais velha, desde cedo convivi com bons livros, Dona Yvonne,
          na verdade, só consolidou esse meu gosto pela literatura.

               Segundo Irlen Antônio Gonçalves (2008, p. 193/194):
                        O intento de compreensão das práticas profissionais
                  desses atores escolares implicou trazer como problematiza-
                  ção central e geral as questões relacionadas à constituição
                  da cultura que emergiu na escola em Minas. Pois foi nessa
                  realidade que essas práticas foram inventadas ou reinven-
                  tadas, gerando não somente as ações passivas de produção
                  das imposições formais dos regulamentos e programas pres-
                  critos, mas, sobretudo, desenvolvendo relações mais exten-
                  sas, com tramas de sociabilidades entre os professores e seus


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